Cidade: de São José de Ribamar    
       
 São José de Ribamar - MA  
 
História..
A fundação de São José de Ribamar ocorreu no ano de 1627, quando as terras foram doadas aos Jesuítas pelo então Governador Francisco Coelho de Carvalho. Em 1757, inicia-se a vida política da cidade, restituíram aos índios a posse das terras, durante o governo de Gonçalo Pereira Lobato e Sousa. Antiga aldeia dos índios Gamelas, está situada no extremo Leste da Ilha de São Luis, no litoral, em frente à Baia de São José. Ao Norte, limita-se com o município de Paço do Lumiar e com o Oceano Atlântico; ao Sul, pelos municípios de Rosário e Axixa; a Leste com o Oceano Atlântico; a Oeste, com a capital São Luis.

Atrações Turísticas.
O maior acontecimento da cidade, que reúne milhares de fieis de todos os lugares do Brasil é o festejo de São José de Ribamar, no mês de setembro. A primeira parte da festa é religiosa, com missa e procissão. Depois acontece a cultural, com as principais manifestações folclóricas do Estado. Tem outras atrações, como o Carnaval e lava-pratos, Festa do Divino Espírito Santo e Coração de Nossa Senhora, Festas juninas e lava-bois. Religiosidade. Esta é primeira sensação que você experimenta quando chega a cidade. Mas tem muito mais. Diversas opções de entretenimento. Venha descobrir novas emoções neste pedaço do Maranhão.

Pontos Turísticos.
Praça da Matriz e Igreja: Localizadas na parte mais central da cidade. Ali acontecem as comemorações a São José de Ribamar, durante a festa anual realizada em setembro. Imagens gigantes de São José, Nossa Senhora e o menino Jesus dominam a paisagem. Gruta Nossa Senhora de Lourdes: Réplica da gruta existente na França, foi construída em 1957. Bastante visitada pelos fies. Praias: Desertas e com belas paisagens naturais. Boa para banhos e prática de esporte. Possui também grande potencial para a pesca. E outro pontos importantes como: O Caminho de São José, Concha acústica, Museu dos ex-votos com o monumento de São José Centro de Cultura e Turismo e Lojas de artesanato.

Lendas.
A devoção ao santo começou com uma lenda que foi contada por vários historiadores, entre eles: D. Felipe Condurú Pacheco (Historia Eclesiástica do Maranhão). De acordo com a lenda, um navegador Português, após desviar-se de sua rota, veio parar na Baia de Guaxenduba (hoje São José), perigosa para quem não a conhece. Desesperados com a possibilidade de naufrágio, os tripulantes começaram a suplicar aos céus que os protegessem. Porém, um vento forte continuava empurrando a embarcação para os recifes.

Nesse momento, o capitão do navio, invocou a proteção de São José: “Valei-nos! Oh ! São José, proteja-nos, abrande esse vento, acalme o mar e salve a todos nós com vida que, em agradecimento traremos a sua gloriosa imagem para esse lugar”. Imediatamente, uma onda gigantesca livrou a embarcação do perigo. Após alguns anos, o capitão regressou de Portugal trazendo a imagem do Santo. De frente para Baia, mandou construir uma modesta capelinha de palha e deu ao local o nome de Ribamar, por estar “arriba”, acima do mar. A partir daí, a cidade passou a se chamar São José de Ribamar em homenagem ao santo padroeiro do lugar.

Como Chegar..
A maneira mais fácil de chegar a São José de Ribamar é pela MA-201, totalmente pavimentada com acostamento. A cidade fica a 32 quilômetros de São Luis. A paisagem vista durante o trajeto compensa: muito verde e sítios bem preservados. Ao longo da estrada ficam restaurantes, cafés, com aquele típico astral de interior, o ambiente é muito agradável e a comida excelente.

Gastronomia.
A culinária de São José de Ribamar é baseada em frutos do mar. peixe-pedra, arroz de cuxá, camarão, sururu, caranguejo e outros. As melhores opções de bares e restaurantes típicos são os da orla marítima e dos hotéis no centro da cidade. Há também uma variedade de frutas: manga, pitomba, caju, maracujá, murici, goiaba, juçara, tamarindo carambola e varias outras.

Praias.
O cenário é de belas praias. Quando o céu está limpo, o pôr-do-sol proporciona um dos mais lindos espetáculos da natureza. A Praia de Banho é a mais badalada do balneário e oferece uma intensa programação ao turista no que se refere a diversão. Outras praias se destacam como: Panaquatira, Caúra, e Boa viagem.
.
Clima.
O clima é quente amenizado pelos ventos que sopram do mar, tornando o interior da cidade bastante agradável.


Localização.
Localiza-se no extremo Leste da Ilha de São Luis, no litoral, em frente à Baia de São José. Ao Norte, limita-se com o município de Paço do Lumiar e com o Oceano Atlântico; ao Sul, pelos municípios de Rosário e Axixa; a Leste com o Oceano Atlântico; a Oeste, com a capital São Luis.

População.
Atualmente, a cidade de São Jose de Ribamar tem 131.379 habitantes, segundo o IBGE, dados coletados no censo de 2007.
Fonte: www.ma.gov.br.



Home Monumentos Danças Tipicas
icone Arquitetônicos Praia Grande São Luís
Belezas Naturais Religiosos Culinária Maranhense
Museus Rua Grande Bumba-Meu-Boi
Largos e Praças Hotéis de São Luís Definir como Página Inicial
Madre de Deus Festas Populares Contato
    Natalício e Fatima