Lençóis Maranhenses Praias de São Luis Hotéis em São Luís
   
 
       
 Cidade: de Morros    
       
 Morros no Maranhão  
 
História..
Devido às numerosas elevações existentes no local, o município recebeu o nome de Morros. No início, era povoado pelos índios tupinambás e, a partir de 1750, começou a surgir a cidade, que passou a ser habitada por pessoas de diversas regiões à procura das riquezas naturais existentes no local, em especial da grande quantidade de andiroba, de onde é obtido o óleo, de larga utilização, sem contar a extração de madeiras de boa qualidade. Mas o que motivava a ida de moradores de outras localidades era a caça, pesca e o banho no rio Uma.

A historia de Morros começa a ser contada a partir de 1898, quando foi criado o povoado. Em 29 de março de 1938, tornou-se município desmembrado de Icatu, tornando-se a partir daí um dos mais aprazíveis lugares para se visitar e conhecer suas notáveis belezas naturais.

Em 1997, Morros perdeu parte do seu território para o município de Cachoeira Grande. Sua economia está voltada, quase exclusivamente, para pesca artesanal e uma agricultura de subsistência com destaque para o cultivo da mandioca, arroz e fruto, onde o mais apreciado é a juçara. Não esquecendo o artesanato local com suas variedades.
.
Atrações Turísticas.
O Rio Una possui uma beleza considerável por ter águas límpidas. Seu leito é formado de areia fina, alguns trechos de rochas e pedras; e as suas margens, compostas de uma vegetação exuberante. Podendo ser apreciado tanto em passeios de barcos pequenos ou canoas que levará o visitante também a conhecer outros balneários como: Una do Mato Grosso, Balneário Una dos Paulinos, Balneário do Bom Gosto, Una Grande, trilha ecológica, Una das pedras, Una das mulheres, Una dos escoteiros, Una dos Moraes e a cachoeira do Arruda, o mais bonito de todos balneários.

Afastada da cidade e de acesso difícil, reservado apenas a carro tracionado, através de trilhas, a cachoeira do Arruda é um lugar paradisíaco, formado por uma pequena queda d’água e piscinas naturais, que proporcionam momentos mágicos a todos que ali chegam.
No município de Morros, há diversas manifestações culturais, destacando-se entre elas: Dança Portuguesa, Tambor de crioula, Bumba-meu-boi, dos mais diversos sotaques, com destaque para o de Morros, criado em 1976, pela professora Marlene Muniz Ferreira, na escola Normal da cidade.

Dois anos depois, a brincadeira foi assumida pela família Lobato, capitaneada pelo Sr. Zuza Lobato. O interessante é salientar que, em seu leito de morte, o Sr. Zuza chamou a esposa e pediu para que não deixasse que o boi acabasse. A partir de então, o senhor José Carlos M. Lobato se responsabilizou pela brincadeira e fez com que o Bumba-meu-boi de Morros se tornasse um dos mais conhecidos no Maranhão. A temática é sempre a natureza em todos os seus aspectos

Atividades.
A cidade tem ainda outras atividades ligadas à natureza, que acabam surpreendendo os visitantes, como passeios em áreas ambientais, sítios e a prática de esportes de aventura. Uma das atrações mais procuradas são os passeios feitos em trilhas, de barco ou canoa além de outros, sem contar os famosos banhos em seus rios de águas geladas.

Como Chegar..
Quem sai de carro de São Luis deve seguir pela BR 135 até o KM 47, no município de Bacabeira, pegando a MA 110, que vai a Barreirinhas, passando pela cidade de Rosário, Axixá e, logo ali, grudadinha está a pacata cidade de Morros. Pode-se chegar também de ônibus, vans, motos e carros de passeios. Outra opção é a viagem de lancha, que sai de São José de Ribamar, 32 Km da capital até Icatu, e de lá seguindo pelo rio Munim até Morros.

Aspectos Naturais.
Sua geografia é caracterizada por uma grande quantidade de morros, com lindas paisagens de mata nativa, recoberta por formações vegetais distintas. O município faz parte da bacia do Munim e é banhado pelos rios Munim e seus afluentes: Uma, Mocambo, Axuí e outros. Dada a influência das marés que penetra pela foz, o rio é propício para a pesca tanto de água doce como de água salgada e apresenta uma navegabilidade em toda sua extensão no município, tornando um atrativo de grande beleza.

Clima.
O clima da região é úmido com uma temperatura que gira em torno dos 36° ao dia. Já à noite, há uma temperatura agradável. Durante todo ano, há estações bem definidas com período de chuvas e estiagem.


Localização.
Localiza-se na região do Munim, limitando-se com os municípios de Icatu, Humberto de Campos, São Benedito do Rio Preto, Axixá e Cachoeira Grande.

População.
Sua população estimada em 2004 era de 15.476 habitantes e a maioria vive na zona rural.

Fonte: www.ma.gov.br.


Home Monumentos Danças Tipicas
icone Arquitetônicos Praia Grande São Luís
Belezas Naturais Religiosos Culinária Maranhense
Museus Rua Grande Bumba-Meu-Boi
Largos e Praças Hotéis de São Luís Definir como Página Inicial
Madre de Deus Festas Populares Contato
    Natalício e Fatima