Documento sem título
Receba as Novidades

Caxias Maranhão
Cidade de Caxias.



 Documento sem título
História.
Os primeiros habitantes de Caxias do Maranhão, foram os indios Timbiras e Gamelas falantes de línguas do tronco Macro-Jê. Dominando os cerrados do Brasil central estes povos encontraram uma região cercada de morros e banhada pelo rio Itapecuru.

Como o rio era a principal ligação da capital da capitania com o resto do Brasil, logo a região escolhida pelos indios começou a atrair o comercio. Os padres jesuitas chegaram e no ano de 1730 fundaram uma capela onde hoje está a Igreja da Matriz, dando origem ao povoado.
Com a vinda de comerciantes de todo o Brasil, logo viraria Julgado e no ano de 1811, se transformaria em Vila de Caxias das Aldeias Altas. Caxias foi importante centro de comércio do Algodão e entreposto de escravos indígenas.
Atrações Turísticas.
Um dos atrativos de Caxias são as suas festas religiosas que acontecem durante quase todos os meses do ano e movimenta a cidade com fiéis católicos locais, dos municípios vizinhos e até do Piauí.

Balneário de Veneza, com suas fontes de águas minerais e lama medicinal, é muito procurada pelos caxienses e pelos visitantes. É um ambiente tranqüilo e prazeroso, distante 7 km do centro, exceto, aos domingos, em que a procura pelo local é intensa, e o barulho do som, muitas vezes em decibéis elevados, chegam a Incomodar. Outros locais: Engenho D’Água, Inhamum, Riacho de Ouro, Pesque-Pague Loane, Fazenda Nova, Trilha Tintor, Riacho do Ponte etc.
Pontos Turísticos.
Caxias possui diversos pontos turísticos que valem a pena ser visitados: Balneário Veneza e Maria do Rosário(Tintor), Ruínas da Balaiada (Morro do Alecrim), igrejas e casarões seculares, dentre outros.
Como Chegar.
Distante de São Luís, 354 km, o acesso pode ser iniciando pela BR 135, até o município de São Mateus, onde se pega a BR 316, que passa por Caxias, estando esta BR pavimentada e em boas condições de tráfego. Outra forma de se chegar a Caxias é saindo de Teresina (PI), passando por Timon (MA), distante 70 km. A cidade dispõe de rodoviária, com vinda de ônibus de todo o Brasil.
Cultura.
A cidade de Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e inicio do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico.

Tem como seus filhos ilustres, poetas como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos e outros artistas como César Marques, o escultor modernista Celso Antônio Menezes, o idealizador da bandeira nacional Teixeira Mendes, entre outros.
Industria.
Atualmente, o Poló industrial de Caxias (MA) é composto de vários setores produtivos, onde destacam-se o segmento industrial de Produção Alimenticia (Recentemente, a Usina Maitá, indústria genuinamente caxiense, foi eleita como a melhor do setor de soja e óleos do Brasil no Anuário do Agronegócio 2007 da Editora Globo).

Destacam-se ainda os seguintes segmentos: Segmento Industrial da Construção Civil (em franca expansão), Segmento Industrial de Minerais não Metalicos, Industria do Vestuario e Calçados, Industria da Perfumaria, Sabão e Vela, dentre outros.

Em 2002, uma grande empresa de cervejaria nacional, instalou-se em Caxias, em decorrência da alta qualidade de suas aguas naturais. Caxias é conhecida como "Terra das Aguas Cristalinas" Caxias MA, se destaca como uma "Cidade Portadora de Futuro", pois em seu entorno, gravitam muitos municipios sendo uma região entrecortada por um manancial composto do Rio Itapecuru e seus vários efluentes.

Um riquissimo lençol freatico, muita vegetação e chuvas bem distribuidas ao longo do ano, favorecendo a Indústria, o agronegócio e o turismo. Além de várias universidades e boa qualidade de vida.
Clima.
O município tem duas estações bem definidas, verão e inverno. O clima da cidade é muito quente no verão, principalmente, próximo aos meses que antecedem o inverno. A temperatura é amenizada na região de mata, devido ao fato de ser banhada por vários córregos e riachos. A estação chuvosa que é abundante varia anualmente, entre outubro e abril.
Localização.
Localiza-se a uma latitude 04º51'32" sul e a uma longitude 43º21'22" oeste, estando a uma altitude de 66 metros. Possui uma área de 5.290 km². A cidade é banhada pelo Rio Itapecuru e vários afluentes que cercam a cidade com diversos banhos naturais.
População.
Sua população estimada em 2005 era de 143.682 pessoas, segundo dados do IBGE. Fonte: http://www.skyscrapercity.com.
Documento sem título
COPYRIGHT @ 2015 TURISMO-MA - Todos os Direitos Reservados