Documento sem título
Receba as Novidades

Bacabal Maranhão
Cidade de Bacabal.



 Documento sem título
História.
A fazenda que deu início à cidade de Bacabal foi adquirida pelo coronel Raimundo Alves de Abreu, que a nominou de Sítio dos Abreus. As condições geográficas e o solo fértil atraíram centenas de imigrantes na busca de trabalho. Os nordestinos eram maioria daqueles que se instalavam na região.

Tal povoamento iniciou-se no final do século XIX, subordinada ao distrito de (Ipixuna), atualmente São Luís Gonzaga. Foi em 1938, pelo Decreto-Lei nº. 159, de 06 de dezembro de 1938, que o povoado foi elevado a categoria de cidade. O aniversário de Bacabal é festejado em 1º de janeiro.
Atrações Turísticas.

Exposição Agropecuária de Bacabal atrai milhares pessoas à cidade. O carnaval também é outra festa bastante concorrida, culminado com a tradicional micareta.

Os festejos juninos também são uma ótima pedida, onde o destaque é a famosa Dança Palaciana do século XIX, festejos de Santa Terezinha (22/09 a 01 de 10), São Sebastião (20/01), São José (19/03), Nossa Senhora do Rosário (31/05), Sant`Ana (17 a 26/07), e São Francisco em 17/09.
Dados da Cidade.
Bacabal está localizada no estado do Maranhão, ficando a cerca de 250 km de distância da capital São Luís. Esta cidade conta com cerca de 100 mil habitantes, e seu nome foi dado devido à grande quantidade de bacaba (coco selvagem) lá existente na época de sua fundação.
Como Chegar.
Distante 245 km da capital maranhense, localizada na região do médio Mearim, o trajeto saindo de São Luís, é feito pelas BR 135 e 316, que estão em estado regular. Daí a necessidade de atenção dos motoristas em alguns trechos. A área territorial do município é de 1.683 km.
Artesanatos.
No artesanato de Bacabal destaque para o barro, cerâmica e a palha de babaçu, bastante abundante na região, onde se produz esteiras, cestos, balaios e baús.
Gastronomia.
Nos finais de semana a máxima são os barzinhos com músicas ao vivo, e no final da noite curar ressaca no caipirão, e suas barracas de comidas, com destaque a panelada ou mão de vaca, iguarias bastante apreciada pelos boêmios.

Outros pratos apreciados pelos bacabalenses são: carne de sol, galinha caipira, peixes regionais, entre outros. Não deixe de degustar uma suculenta carne-de-sol, que é um dos pratos típicos da cidade nos mais diversos sítios/pousadas localizados pelos arredores da cidade.
Geografia.
Entre os principais acidentes geográficos, encontramos o rio Mearim, que atinge o Município pelo sul e alcança o norte, prosseguindo até o limite com Vitória do Mearim. É navegável e bastante piscoso. Até a criação da rodovia, a principal via de comunicação de Bacabal era esse rio.

Hoje, se liga indiretamente ao resto do estado pela BR-316, a qual é alcançada através de uma estrada de concreto sobre o rio Mearim, altitude de 38 metros acima do nível do mar, limitando com os municípios de Olho D?água da Cunhas e Lago Verde ao norte; ao sul com São Luiz Gonzaga do Maranhão e Lago do Junco; ao leste com São Mateus do Maranhão; e com o município de Vitorino Freire a oeste.
Clima
O clima da região é o quente úmido, contando com temperaturas entre 25°C e 35°C, e sua época de chuvas se dá normalmente de janeiro a junho.
População.
População estimada em 96.112 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
Documento sem título
COPYRIGHT @ 2015 TURISMO-MA - Todos os Direitos Reservados