Documento sem título
Receba as Novidades

Artesanato Maranhense
Artesanato em São Luís do Maranhão.



 Documento sem título
Artesanato.
Criativo e diversificado. É assim o artesanato maranhense. Vasos, bolsas, chinelos, toalhas, chapéus, miniaturas inspiradas em símbolos da cultura regional são apenas alguns exemplos dessa grande produção que, nas mãos dos artistas locais, ganham sempre novos tons, cores e formas. As matérias primas são variadas.

Algodão, couro, madeira, argila e até a fibra de uma planta que pouca gente conhece, o guarimã. Mas o forte mesmo é a palha do buriti. A palmeira, própria de regiões alagadas, é comum nos municípios dos Lençóis Maranhenses. É da palha do buriti que se extrai uma fibra versátil e resistente que dá origem a dezenas de peças comercializadas nas lojas e mercados e centros de artesanato. Em Rosário destaca-se a produção de peças de cerâmica.

E na colônia de pescadores da Raposa sobressai-se a produção de renda. Em São Luís vale a pena adquirir algumas das concorridas miniaturas retratando personagens típicos de São Luís: sorveteiros, verdureiros, carvoeiros, que ainda hoje oferecem seus produtos, fazendo pregões pelas ruas. Finalmente os boizinhos, pequenas e delicadas réplicas dos bois, grandes atrações durante as festas de São João.
Onde Comprar

Antigo Mercado das Tulhas: Praia Grande. Artesanato de Renda: Praia da Raposa, Ceprama: Rua São Pantaleão nº 1732. Eliart Artesanato: Rua Portugal 302, Praia Grande. Fone: 98-3231-9050. Lojas Variedades Típicas: Praia Grande. Marglô Artesanato: Rua Portugal 302, Praia Grande. Fone: 98-3221-3572. Palmeirante Artesanato: Rua Portugal 302, Praia Grande. Fone: 98-3231-6087.

Além dos produtos artesanais, o visitante pode provar também de deliciosas guloseimas como sucos doces e bebidas feitos com frutas regionais. Quem não resiste ao exótico e tem lugar de sobra no bagageiro, também pode incluir na lista as lembrancinhas: Instrumentos musicais que dão rítimo a cultura maranhense como as matracas.

Também os pandeiros, bancos, mesas, e portas-chave revestidos com azulejos pintados à mão, boinas e camisetas com estampas pra regueiro nenhum botar defeiro, brinquedos rústicos, quadro de pintores da terra, CDs de Músicas Maranhenses e até um refirgerante cor-de-rosa, fabricado no maranhão com gosto de canela que você vai adorar.
gerencia-contatos-site-turismo-maranhao-brasil
Documento sem título
COPYRIGHT @ 2015 TURISMO-MA - Todos os Direitos Reservados