Documento sem título
Receba as Novidades

Açailândia Maranhão
Cidade de Açailândia.



 Documento sem título
História.
A história de Açailândia teve início às 9 horas do dia 19 de julho de 1958, momento exato em que os índios Cutia e Cocranum, à procura de água para a equipe de trabalho que já se encontrava em lugar denominado como Trecho-Seco, chegavam à cabeceira de um riacho onde beberam, tomaram banho e se abasteceram do precioso líquido para levar aos companheiros que ficaram no acampamento.

índios, chegavam à cabeceira da aguada onde deram início a construção de 10 barracos de pau-a-pique cobertos com palha de açaizeiros. Estes heróis da nossa história, por muitos, desconhecidos, foram, além dos índios Curia e Cobranum, Dr. Jorge Dias (topógrafo); Alberto Gomes e Mirom Celestino da Silva (auxiliares de topografia); Manoel Euzébio da Costa, Severino e "Zé Baleia" (balizeiros); João Ferreira da Silva, Moacir Celestino da Silva.

"Garapa" (machadeiros); Ezequias Celestino da Silva, "Jacamim" e "Rapozão" (facãozeiros); Pedro Moura Fé (apontador); Manoel Antônio e "Negrão" (estaqueiros); "Massa Bruta" (carregador de água); Porfírio Gomes de Aquino e Luís Gonzaga (caçadores); "Paulistão" Milhomem (encarregado geral). Alguns desses pioneiros aqui são citados apenas pelos apelidos por falta de assinaturas nos documentos pesquisados.
Atrações Turísticas
Típica cidade de entrocamento rodoviário, ponto de ligação da rodovia Belém-Brasília com a BR 222, e ferroviário das ferrovias Carajás e Note-Sul, com uma expressão cultural própria, advinda dos viajantes e dos moradores arraigados na esperança de construir o maranhão melhor. Algumas manifestações folclóricas e religiosas presentes na cidade são a Dança do Coco, a Quadrilha e o Festejo de São Francisco de Assis. No artesanato da cidade destacam-se trabalhos em tricô e crochê, cestos de palha de tucum e artefatos de madeira.
Clima.
O Clima é quente e úmido em meados do ano e as chuvas costumam aparecer depois de setembro quando se aproxima o verão e vai até março quando ocorre a estiagem, o terreno areno facilita a criação de erosões com a água da chuva, como se nota na maiorias das regiões com o mesmo tipo de terreno.
População. Sua população, segundo dados do IBGE de 2006, era de aproximadamente 110 mil habitantes. Destes, 49 mil vivem na Vila Ildemar, o maior bairro do estado do Maranhão. Aproximadamente 60% da população ativa do município é evangélica. Fonte: www.acailandiaonline.com.br / http://pt.wikipedia.org.
Documento sem título
COPYRIGHT @ 2015 TURISMO-MA - Todos os Direitos Reservados